História da BMW na Fórmula 1

29 07 2009
Juan Pablo Montoya nos treinos do Gp Brasil de 2004

Juan Pablo Montoya nos treinos do Gp Brasil de 2004

Robert Kubica no acidente do Gp do Canadá de 2007
Robert Kubica no acidente do Gp do Canadá de 2007

Os Anos na Brabham

Ingressou na F1 em 1982 fornecendo motores à Brabham, no Gp do Canadá, Nelson Piquet que foi a única vitória no ano como BMW porque lutava para encontrar equilíbrio, potência e confiabilidade..

Em 1983 ainda forncendo motores a Brabham, começaram a temporada com uma vitória espetacular do Brasil, a confiabilidade foi melhorada, e eles ainda ganharam em Monza e Brands Hatch, foi o suficiente para conseguir ganhar o campeonato de pilotos daquele ano.

Em 1984 a Brabham nunca foi uma ameaça de vitória.

1985 a Brabham conseguiu vencer uma vecer uma corrida, em Paul Ricard, que as temperaturas eram altas e os pneus Pirelli favoreciam a Brabham.

Anos na Benetton

A Brabham agora fornecia motores para a Benetton o carro daquela temporada provou ser um beco sem saída, o ponto alto do ano foi a vitória de Gerhard Berguer, no fim da temporada tiveram problemas de confiabilidade e só conseguiram 19 pontos.

Anos Na Williams

A Williams, equipe que tinha dominado a época de 90 junto com os motores Renault, decidiu ter motores BMW, inicialmente sobre a direção de Gerhard Berguer e Mario Theissen.

A Combinação começou bem Ralf  Shumacher terminou no Pódio e mais no fim da temporada conseguiram mais dois Spa em Monza, esses pódio revelaram que a BMW tinha produzido um dos mais potentes motores da época, conseguiram terceiro lugar nos construtores.

Em 2001 com o motor mais potente, ganharam o Gp de San Marino e o Gp da Itália, terminaram novamente em Terceiro no campeonato de Construtores.

em 2002, conseguiram ganhar o Gp da Malásia, segunda prova no campeonato, mas o ano foi um desilusão, apesar dos pódio de Montoya a equipe não conseguiu vencer na temporada.

Em 2003 a Williams chegou perto da glória, Montoya teve sua primeira vitória em Mônaco, e ainda conseguiram vencer na Alemanha e em Magny Cours.

Em 2004 começaram a apareçer as quebras na Williams BMW, foio um ano com dominância absoluta da Ferrari, nem mesmo a vitória de Montoya no Gp do Brasil de 2004, cada vez a Williams BMW tornava a falta de sucesso inevitável.

No começo de 2005 a Bmw anunciou que tinha comprado a Sauber e se separado da Williams, com a compra a equipe se chamaria BMW Sauber, a Williams BMW tiveram um ano anônimo com 4 pódios.

Anos na BMW

A BMW optou por manter Grande parte da equipe baseada em  Hinwil, na Suíça, onde o desenvolvimento do chassis foi feito. Foi Uma boa jogado porque Peter Sauber tinha investido sabiamente na equipe para fazer um investimento atraente.

Jacques Villeneuve testou pela primeira vez o F1 06 nos testes de inverno de Barcelona, conseguiram 2 pódios, um em Monza com o Estreante Kubica que substituiu Villeneuve depois do Gp da Alemanha  e outro na Hungria com Nick Heidfeld.

Com um início promissor, o F1 07 segundo carro da BMW Sauber, novamente atingiu suas competitividade técnica e terminou na segunda  posição do campeonato de construtores graças a exclusão da Mclaren, Heidfeld subiu ao pódio duas vezes e a BMW naquele ano fez 101 pontos.

o Ano de 2008 foi uma temporada semelhante, foram regulares tiveram pódios, conseguiram sua primeira vitória com Robert Kubica no Canadá e também sua primeira dobradinha.

O F1 09, não tinha razão para dúvida de que a equipe poderia ganhar o campeonato de construtores e de Pilotos, no começo foram bem, na Austrália o carro foi bem estavam bem até se chocarem com Vettel, na Malásia conseguiram um pódio com Nick Heidfeld, em dez corridas fizeram 10 pontos e isso fez com que se retirassem da F1.

Villeneuve foi o primeiro a testar o F1 06 Primeiro carro da equipe BMW Sauber

Villeneuve foi o primeiro a testar o F1 06 Primeiro carro da equipe BMW Sauber

Jenson Button, estreou na BMW Williams em 2000

Jenson Button, estreou na BMW Williams em 2000

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: